Curso de Enfermagem

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CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, BACHARELADO.

ATO AUTORIZATIVO
Portaria nº 301, de 28/06/2019 DOU N° 124, de 01/07/19.

PERFIL DO EGRESSO
Resultado de uma construção coletiva, o projeto do curso de graduação em Enfermagem da Escola Superior da Amazônia de Abaetetuba leva em consideração as especialidades regionais, enfatizando o desenvolvimento econômico-social da região, ao tempo em que contribuir para ampliar a oferta de ensino superior à população da comunidade local.

É compromisso da Escola Superior da Amazônia de Abaetetuba, a formação de um profissional crítico e reflexivo, com competência técnico-científico-ético-político social-educativa, capaz de atuar profissionalmente compreendendo a natureza humana em suas diferentes expressões e fases evolutivas..

Para cumprir esse compromisso, a Escola Superior da Amazônia de Abaetetuba se propõe a oferecer um curso em consonância com as diretrizes curriculares dispostas na Resolução do CNE/CES 3/2001, cujo egresso apresentará perfil conforme estabelecido no artigo 3º dessa norma, ou seja: formação generalista, humanista, crítica e reflexiva; qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos; capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes; capaz de atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano. Ou seja, profissional que compreenda, não somente a necessidade de recuperação e reabilitação, mas igualmente a promoção da saúde, itens valorizados pelo SUS e tendência mundial em se tratando de saúde.

A Escola Superior da Amazônia de Abaetetuba entende que, antes de tudo, a oferta do curso de graduação em Enfermagem representa seu compromisso com o Estado do Pará, pois ele será implementado intimamente articulado com os serviços públicos de atenção à saúde loco regional, devidamente contextualizada.

A formação generalista, humanista, o raciocínio crítico e a reflexivo, político-social, legal e ético, estão na base do perfil do profissional que a Escola pretende forma, de forma que ele estará plenamente qualificado para o exercício da Enfermagem, tanto nas áreas de assistência, ensino, administração e pesquisa, em diferentes posições, como:

  • gerenciar recursos,
  • trabalhar em equipe,
  • integrar equipe multidisciplinar, na melhoria da qualidade de vida da população.

  • O profissional formado pela Escola Superior da Amazônia de Abaetetuba estará atento a necessidade de seu constante aperfeiçoamento profissional, de forma que acompanhará a evolução científica e tecnológica de sua área de atuação, buscando integrá-la às suas práticas e ao sistema como um todo. Ao atuar de forma integrada, profissional, crítica e competente, o enfermeiro considerará o cliente/paciente como um ser complexo que deve ser tratado com humanidade e será capaz de intervir no processo saúde-doença de forma crítica, garantindo a qualidade da assistência de enfermagem em todos os níveis de atenção e promoção à saúde.

    Assim sendo, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, o egresso do curso será o profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

    OBJETIVOS DO CURSO

    Objetivo Geral
    O curso de graduação em Enfermagem da Escola Superior da Amazônia de Abaetetuba objetiva oferecer ao aluno uma formação generalista e humanista, que possibilite o desenvolvimento da capacidade de reflexão e de crítica, e o habilite, enquanto profissional, a buscar mais conhecimentos, buscar atualização tecnológica, identificar as possibilidades de atuação com senso de responsabilidade social e compromisso com o indivíduo e a intervir nos problemas/situações de saúde-doença.

    Formar profissionais enfermeiros com competências e habilidades técnico-científicas e ético-político-sociais-educativas, de investigação científica, de comunicação, administração e gerência, capazes de exercer observação, análise e síntese para desempenho sua profissão de forma a se apropriar e recriar o conhecimento, comprometidos com a integralidade, equidade e universalidade do atendimento com vistas ao atendimento do Sistema Único de Saúde, da saúde complementar e da realidade social.

    Objetivos Específicos
    Os objetivos específicos do curso de graduação em Enfermagem da Escola Superior da Amazônia de Abaetetuba são:

  • assegurar a articulação entre o ensino, a investigação científica e a extensão/assistência, garantindo um ensino crítico, reflexivo e criativo, que leve à construção do perfil almejado, estimulando a realização de experimentos e/ou de projetos de investigação científica; socializando o conhecimento produzido, levando em conta a evolução epistemológica dos modelos explicativos do processo saúde-doença;
  • desenvolver as atividades curriculares, na busca da interdisciplinaridade, tendo como base de construção do perfil almejado e a integração entre ensino, investigação científica, extensão/assistência;
  • ministrar os conteúdos essenciais previstos na estrutura curricular por meio das atividades teóricas, práticas, complementares, elaboração de trabalho de conclusão de curso e estágio curricular supervisionado, de forma integrada e criativa, considerando a realidade sócio-político-cultural nacional e local;
  • desenvolver as competências e habilidades gerais e específicas necessárias ao exercício profissional do enfermeiro articuladas aos contextos sócio-político-cultural nacional e local;
  • atuar na assistência de enfermagem frente aos aspectos da promoção, prevenção e recuperação da saúde no modelo de saúde da família, discutindo o modelo de saúde da família, refletindo sobre seus aspectos pedagógicos de organização do serviço de saúde e do trabalho;
  • atuar na assistência sistematizada ao cliente nos cenários: ambulatorial, hospitalar e na promoção da saúde, de modo a reconhecer os determinantes do processo saúde-doença da sociedade brasileira;
  • conhecer as principais necessidades de saúde da população do norte do Brasil, em especial do Estado do Pará;
  • implementar metodologias no processo ensinar-aprender que estimulem o aluno a refletir sobre a realidade social e aprenda a aprender;
  • utilizar estratégias pedagógicas que articulem o saber; o saber fazer e o saber conviver, visando desenvolver o aprender a aprender, o aprender a ser, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos e o aprender a conhecer que constitui atributos indispensáveis à formação do enfermeiro;
  • promover a articulação das atividades teóricas e práticas desde o início do processo de formação do enfermeiro, permeando-a de forma integrada e interdisciplinar;
  • favorecer o desenvolvimento de atividades de Enfermagem, de modo integral, nos diferentes níveis de atenção à saúde do indivíduo, família e dos grupos sociais, assegurando o cuidar com qualidade;
  • estimular dinâmicas de trabalho em grupos, por favorecerem a discussão coletiva e as relações interpessoais;
  • fomentar a valorização das dimensões éticas e humanísticas da profissão, desenvolvendo no aluno atitudes e valores orientados para a cidadania e para a solidariedade;
  • fortalecer o reconhecimento do futuro profissional como agente transformador do processo de trabalho, procurando contribuir no aperfeiçoamento das dinâmicas institucionais, observando os princípios éticos e humanísticos;
  • promover a inserção da comunidade acadêmica nas ações de saúde promovidas pelo Sistema de Saúde no município de Abaetetuba e no estado do Pará;
  • desenvolver o senso de valor profissional e da atuação do enfermeiro como diferencial para a transformação da sociedade
  • DURAÇÃO DO CURSO
    O curso de graduação em Enfermagem, bacharelado, possui a duração de 4000 horas (= 4.800 h/a), a serem integralizadas no prazo mínimo de 10 e no máximo de 16 semestres letivos.